Tomates verdes fritos

Tomates verdes fritos

29 de set. de 2010

Sabe tudo fía!


Hey, aii confesso que eu estava morrendo de saudade de postar alguma coisa nova aqui pra vocês, mas ainda bem que agora estou aqui pronta pra matar minha saudade e talvez a curiosidade de alguns. Bom não é porque eu não posto que eu não to nem ai pro blog, minha cabeça vai a mil só pensando em o que vocês gostariam de ler. A minha queridíssima irmã deu algumas idéias que achei bem validas colocar aqui, por tanto hoje eu gostaria de começar em um assunto que por mais que agente pensa que sabe na verdade não sabe nada.
Um exemplo disso é em função da historia da moda; Como surgiu e talvez da diferença que há entre roupa, vestuário, moda e estilo. Muitos pensam que tem tudo haver mas na verdade não tem. Bom ai vaii...

                                 ORIGEM E RAZÕES DO VESTIR


“Abriram-se os olhos de ambos; e percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si”.
Gênesis, Capítulo 3, Versículo 7

A relação do homem com a roupa é mais antiga e profunda do que se pode imaginar. Essa afirmação é válida tanto para a história baseada na criação do universo por Deus ( a qual eu acredito) quanto na sua origem pelo Big Bang.
O Gênesis afirma que ao abrir os olhos, se perceberem humanos e nus, Adão e Eva coseram (costuraram) folhas de figueira (sim, figueira e não parreira...) para se cobrirem. Para cobrir suas diferenças, seu pudor; para esconder e revelar; para se proteger do ambiente, do outro e de si mesmo. Muitas são as interpretações que podemos dar a essa afirmação.
Na história do Big Bang os primeiros a desfilar cobertos nas passarelas do planeta Terra foram os homens pré-históricos. Segundo essa versão, a roupa surge na pré-história, quando o homem percebeu que poderia usar a pele dos animais - que já caçava para comer - como proteção contra o frio. Mas simplesmente se cobrir não resolvia o problema. Era preciso encontrar maneiras de tornar a pele maleável por mais tempo, uma vez que, sem nenhum tratamento, a pele do animal abatido resseca e fica dura. (Mas desculpa coitadas das mulheres que nasceram naquele tempo. Perfume pra elas devia de ser fedor).
Além disso, era necessário também criar modelos que se adaptassem melhor ao corpo humano, pois simplesmente colocá-las por cima das costas restringia os movimentos. Mais tarde, na era da descoberta do fogo, foram inventadas as agulhas de mão feitas de presas e ossos de animais, o que tornou bem mais fácil a elaboração das primeiras roupas de nossos ancestrais. Associada a essa descoberta surge outra: a de que tudo o que cobre e ou adorna (enfeita) nosso corpo comunica algo sobre nós. Isso porque era fácil constatar que aqueles que estavam cobertos de peles eram bons caçadores e quanto mais peles, mais forte significava que eles eram. A roupa, então conferia a eles certo status e os posicionava dentro do grupo. Despertava o interesse e desejo das fêmeas, que instintivamente procuram o macho mais forte para gerar sua prole, e sinalizava, aos outros integrantes, quem seria capaz de comandar aquela sociedade.
Mais tarde, as civilizações antigas do Egito também se cobriram. O motivo aqui já não era o frio, pois essa é uma região tropical. A razão era o pudor. Com o desenvolvimento da técnica de tosquiar ovelhas e tecer, puderam ser criados os primeiros retângulos de pano que eram enrolados em volta da cintura como sarongues. Depois vieram as túnicas com mangas, as túnicas com babados, a toga romana... Surgiram as botas e as sandálias de couro, os chapéus de tecido, veio a seda da China... A partir daí o homem não parou mais de criar modos de vestir. Mas as vestimentas permaneciam iguais por séculos até que surgisse algo que as substituísse.
Mas ainda não era moda, era apenas um modo de vestir.

Agora você deve estar se perguntando:
Mas se até aqui havia apenas roupa e não havia moda,
quando é que a moda surge, afinal?!

Então vocês vão gostar de saber, eu quando descobri achei fantástico, imagino que vocês também vão. Meu professor de Historia vai ficar orgulhoso de mim. (hehehe).
Foi no final da Idade Média e início da Renascença que a moda começou a despontar como fenômeno social. Era Borgonha, final do século XV, e começava a se organizar a vida na corte e a estrutura urbana, com as pessoas se agrupando em cidades. “O comércio e a indústria se expandiram; a religião católica foi abalada com o protestantismo; a vida cultural citadina ganhou forças nas mãos do mecenato; a secularidade se sobrepôs à religiosidade; o homem e seu talento foram valorizados; entre outras circunstâncias, assim fazendo acontecer o Renascimento”, afirma João Braga. O comércio, portanto, crescia. E, com ele, crescia a burguesia.
Os burgueses, ao contrário dos nobres herdeiros, eram pessoas de origem humilde que cresciam com seus próprios esforços, trabalhando nos comércios que fundaram nessas novas cidades. Com seu crescimento pessoal, os burgueses queriam conquistar status maior na sociedade. A estratégia que usavam para isso era imitar as roupas dos nobres para que se parecessem com eles.
Ao terem suas roupas imitadas, os nobres abandonavam aquelas peças e buscavam algo novo que os distinguisse dos burgueses, mantendo sua superioridade social. Mas os burgueses, por sua vez, os copiavam novamente, formando um ciclo.
É nesse momento que surge a moda. Com seus ciclos e com várias pessoas usando o mesmo modelo. Por isso, um dos primeiros conceitos de moda foi o de distinção de classes sociais.
Procurando algumas frases e encontrei essa que sempre quis colocar aqui mas agora achei o momento certíssimo de se por.




“A moda é forma de diferenciação de classe em sociedade de classes aberta.
Os grupos de elite usam o modo de vestir
como insígnia para distingui-los dos demais.
Quando os membros de outra classe, normalmente a imediatamente inferior,
adotam esse "distintivo",
trata-se de uma tentativa de se identificar com o status superior."
G. Simmel

Com isso eu fiquei refletindo, no porque muitos ‘’blogs’’ dão tão certo, e fiquei feliz ao ter uma visão que me dá a resposta certa. É que as pessoas têm tanta sede de informação sobre como se vestem os ricos e os famosos, que eles sempre tem que ficar ligados em tudo. Chegando a esse ponto de vista eu concluo que a pirataria é tão forte na moda, quando se trata de cópia de peças com grifes reconhecidamente famosas e caras. Porque as pessoas as pessoas têm o desejo de, através da roupa, comunicar que pertencem ou gostariam de pertencer a um segmento social mais elevado. Se não possuem os recursos financeiros suficientes para comprar um original, mas querem fingir ao mundo que o tem, vão atrás das réplicas.
 
Bueno por hoje era isso, amanhã eu prometo tentar voltar e falar sobre o próximo tópico, que é:  o que é moda?!   E sério não deixem de desatualizar, poruqe eu to me puxando pra que vocês possam ter uma leitura boa e que saibam tudo sobre o verdadeiro sentido da MODA. 

Portanto:

 Beijo me liga e me segue no twitter fofa! @biinavolz

Nenhum comentário:

Postar um comentário